segunda-feira, 9 de maio de 2011

A ética pode ser ensinada?

Vira e mexe essa pergunta surge na minha cabeça. Desde os gregos ela está presente nas discussões filosóficas. Cada um a sua maneira tenta entender o ser humano, não pelo viés da ciência, mas pelos valores que ele é portador. Ao tomarmos qualquer decisão em nossas vidas estamos pautados por valores, isto é, por aquilo que achamos mais importante em nossas vidas. Seguindo esse caminho, a ética é algo além de princípios e regras, mas também um exercício que realizamos todos os dias, como seres viventes que somos.
Você nesse momento está pensando em algo, e isto significa que daqui a pouco tomarás uma decisão. E nem percebemos isso, porque nos habituamos a nos comportar e a nos conduzir por valores que foram e estão incutidos em nós desde a tenra idade. Quem nos ensinou? Como aprendemos esses valores? Por que algumas pessoas são preconceituosas? E outras são democráticas e tolerantes? É biológico?
Enfim, o tema é instigante. Vamos continuar a pensar sobre isso. Espero que nunca tenhamos uma resposta definitiva.

Um comentário:

  1. O título é uma pergunta; portanto, respondo que TUDO pode ser ensinado. A desgraça é que tem pessoas que não conseguem aprender por mais q. se tente mostrar o melhor caminho. ÉTICA é uma disciplina enquanto MORAL seriam as práticas dela advindas. É isso, prof.?
    Elionora

    ResponderExcluir